sexta-feira, 20 de abril de 2007

Festa do tropeiro: festa caipira e de peão boiadeiro


Tropa e tropeiro aguardam o início do Desfile de Tropas ou Cavalgada, uma das atrações da Festa do Tropeiro.
Foto: Tatiana Alcalde

A resposta à pergunta talvez seja que tudo é uma coisa só. Veja a situação.
Um pouco perdidos por não saber o roteiro da Festa do Tropeiro, vamos até o coreto onde havia uma grande faixa com "Informações Turísticas".
Como ninguém é de ferro, aproveitamos para perguntar onde poderíamos comer. Com a resposta rápida e curta, os jovenzinhos nos indicaram o Casarão Tropeiro, logo à frente, e nos entregaram um folheto com a programação da festa. Nele constava feiras de artesanato, comidas típicas, venda de santos, "shou" e shows. O erro na grafia foi informado antes mesmo que pudéssemos percebe-lo.
Porém, o que nos chamou a atenção foi a foto ilustrativa de um peão de boiadeiro montado num cavalo e o destaque para o show de Frank Aguiar.
Outro detalhe curioso: na parede do restaurante em que almoçamos, seguindo a dica da rapaziada, havia uma série de cartazes da Festa do Tropeiro desde a segunda edição, ocorrida em 1981.
Em todos eles a figura destacada é o tropeiro. E a forma mais usada para representar o tropeiro era o desenho. A fotografia passou a ser usada em cartazes recentes, como o da 21ª edição, do ano de 2001.

Nenhum comentário: