segunda-feira, 23 de março de 2009

Propaganda enganosa

Comprei algumas revistas especializadas em vestidos de noiva. Além dos editoriais (alguns deles estranhos, pra não dizer de mau gosto), sempre há muita propaganda de lojas e afins (carros para o grande dia, convites, buffets etc). Isso é de grande ajuda, afinal, entre outros, fico sabendo que usar renda está em alta e que n-u-n-c-a uma pessoa em sã consciência deve orientar-se por alguns desses editoriais, pois pode correr o risco de entrar na igreja vestida à la Carmem Miranda. Só que ao invés de “O que é que a baiana tem?” irá se ouvir o som da Marcha Nupcial ...
Mas vamos ao fato.
Antes de procurar a famosa Rua São Caetano, em São Paulo, comecei a via sacra das noivas pelas lojas no ABC paulista. Com a indicação de algumas amigas fui a três lojas na região.
Não contente, folhando uma das revistas vi a propaganda da loja Só à Rigor. Ela trazia várias fotos de trajes para madrinhas, damas de honra, e claro, para a protagonista na noite de casamento. Vejam vocês:



Antes de ter o trabalho de tirar meu carro da garagem e me despencar para um lugar que nunca tinha ido antes, resolvi ligar para a loja e obter algumas informações, como o horário de funcionamento. Quem dera, eu tivesse feito outras perguntas!
Chegando lá, passo pelos varais com vestidos e percebo: não há nada branco por aqui e tão pouco parecido com um vestido de noiva. Estranho.
Uma vendedora se aproxima e pergunta:

- Precisa de ajuda?

- Eu gostaria de ver vestidos de noiva ...

- Nós não vendemos aqui.

- Como não? Eu vi a propaganda de vocês na revista ...

- Vestido de noiva só na loja do Rio de Janeiro. Aqui, em São Bernardo do Campo só temos trajes para madrinhas e daminhas.

A propaganda da Só à Rigor deveria informar isso, mas não há qualquer observação que seja.
Há fotos de diversos vestidos e os endereços das lojas no ABC, em São Paulo e no Rio. A conclusão é óbvia para qualquer um que olhe o anúncio. Em todas as lojas deve-se encontrar de tudo.
Pura ilusão, pura propaganda enganosa!

Nenhum comentário: